Os preços do petróleo fecharam em baixa na sessão de sexta-feira (15), mas ambos os benchmarks da commodity encerraram a semana com ganhos, sustentados pelos esforços da Opep para conter o excesso de produção.
Os contratos futuros do WTI para abril fecharam em baixa de 0,15%, a US$ 58,52 por barril na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex), enquanto o Brent para maio recuou 0,47%, a US$ 67,23 por barril na ICE, em Londres. Na semana, o WTI anotou ganhos de 4,36%, enquanto o Brent subiu 2,16%.
A produção global de petróleo continuou a cair em fevereiro, principalmente em consequência dos cortes de produção da Opep e de interrupções da produção na Venezuela, ajudando a dar suporte aos preços da commodity na semana, apesar da leve realização de lucros vista na sessão de hoje.
“Os limites de produção da Opep e de parceiros continuam a ser a força estabilizadora para os preços”, disse Alfonso Esparza, analista de mercado sênior da corretora OANDA, à Dow Jones Newswires.
De acordo com relatório mensal da Agência Internacional de Energia (AIE), divulgado nesta sexta, a produção global de petróleo caiu em 340 mil barris por dia em fevereiro, para 99,7 milhões de barris/dia. Na comparação com o mesmo mês de 2018, houve aumento de 1,5 milhão de barris/dia, apontou a AIE.
Na margem, as quedas do mês passado foram provocadas, principalmente, pela redução da produção da Opep, da ordem de 240 mil barris por dia, totalizando 30,68 milhões de barris por dia, o nível mais baixo em quatro anos. A produção da Arábia Saudita, líder de fato do cartel, caiu em 100 mil barris por dia no mês passado, para 10,14 milhões de barris/dia, segundo a AIE.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Petróleo sobe com maior apetite por risco com possível fim do ‘shutdown’
Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta segunda (10), após oscilarem sem uma direção bem definida durante a sessão. No fechamento, o petróleo tipo Brent (a referência mundial) com vencimento...
Petróleo sobe com movimento de correção após fortes recuos, mas termina semana em queda
Os contratos futuros do petróleo subiram nesta sexta (07), em um movimento de correção, após forte queda nas últimas sessões. No fechamento, o petróleo tipo Brent (a referência mundial) com vencimento em...

