Os preços do petróleo fecharam em baixa na sessão de sexta-feira (15), mas ambos os benchmarks da commodity encerraram a semana com ganhos, sustentados pelos esforços da Opep para conter o excesso de produção.
Os contratos futuros do WTI para abril fecharam em baixa de 0,15%, a US$ 58,52 por barril na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex), enquanto o Brent para maio recuou 0,47%, a US$ 67,23 por barril na ICE, em Londres. Na semana, o WTI anotou ganhos de 4,36%, enquanto o Brent subiu 2,16%.
A produção global de petróleo continuou a cair em fevereiro, principalmente em consequência dos cortes de produção da Opep e de interrupções da produção na Venezuela, ajudando a dar suporte aos preços da commodity na semana, apesar da leve realização de lucros vista na sessão de hoje.
“Os limites de produção da Opep e de parceiros continuam a ser a força estabilizadora para os preços”, disse Alfonso Esparza, analista de mercado sênior da corretora OANDA, à Dow Jones Newswires.
De acordo com relatório mensal da Agência Internacional de Energia (AIE), divulgado nesta sexta, a produção global de petróleo caiu em 340 mil barris por dia em fevereiro, para 99,7 milhões de barris/dia. Na comparação com o mesmo mês de 2018, houve aumento de 1,5 milhão de barris/dia, apontou a AIE.
Na margem, as quedas do mês passado foram provocadas, principalmente, pela redução da produção da Opep, da ordem de 240 mil barris por dia, totalizando 30,68 milhões de barris por dia, o nível mais baixo em quatro anos. A produção da Arábia Saudita, líder de fato do cartel, caiu em 100 mil barris por dia no mês passado, para 10,14 milhões de barris/dia, segundo a AIE.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Petróleo cai com rumores de que membros da Opep+ querem aumento na produção
Os contratos futuros do petróleo tiveram queda nesta quarta (23), com o mercado repercutindo rumores de que membros da Opep+ estariam considerando um aumento na produção em junho. Isso ofuscou o otimismo...
Preço do petróleo tem alta em meio a possível redução nas tensões comerciais
Os contratos futuros de petróleo operaram em forte alta nesta terça (22). O movimento de correção nas bolsas americanas e o relato de que o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, teria...