O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, anunciou que o governo federal vai abrir o mercado de gás natural à concorrência. Para o ministro, o fato da empresa estatal Petrobras atuar com exclusividade na maior parte das atividades relacionadas à importação e produção do gás é contrária aos interesses dos consumidores.
“A gente vê que esse monopólio que já está identificado não é uma coisa saudável. Particularmente para o desenvolvimento do setor e para os consumidores”, disse o ministro ao apresentar as realizações e projetos que a pasta encaminhou nos 100 primeiros dias de governo.
“A Petrobras tem que estar inserida dentro de uma política pública, e é isso que estamos definindo”, acrescentou Albuquerque, esclarecendo que a abertura do mercado de gás natural se insere na definição de novas políticas públicas para o setor energético.
“Agora, como [a abertura] vai ser executada ainda vai ser definido. Porque é muito fácil falar que vamos abrir o mercado de gás. O interessante é como [fazê-lo]”, disse o ministro, lembrando que o assunto já está em debate no grupo formado por representantes do ministério, da Petrobras, da ANP e do Cade. “Estamos trabalhando para estabelecer a política, para definir como será o novo mercado de gás”.
Fonte: IstoÉ Dinheiro / Estadão Conteúdo
Related Posts
Elmano de Freitas reúne Governo e avalia dois anos de gestão
Na última segunda (06), o governador Elmano de Freitas reuniu-se com todo o secretariado e presidentes das vinculadas na Residência Oficial para avaliar os dois anos de seu mandato e definir os projetos...
Documentos mostram blindagem para térmicas a gás no governo Lula
A troca de governo com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva representou também uma mudança de postura do Ministério de Minas e Energia em relação a empresas que não cumpriram contratos de um...