A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) passará a dar publicidade integral aos contratos de compra e venda de gás natural firmados com as distribuidoras de gás canalizado para atendimento do mercado cativo. “É literalmente a abertura da caixa”, disse o diretor Cesário Cecchi, referindo-se ao fim de décadas do monopólio da Petrobras no segmento.
“A divulgação do contrato de venda da Petrobras com a distribuidora é uma novidade fantástica, é um pleito dos consumidores. Isso vai agregar muita informação”, disse Cecchi, destacando que agora será possível saber quanto a Petrobras “paga na boca do poço e a quanto ela vende o gás”, completou o executivo. “Vai ser uma revolução”, previu.
“Preços têm que ser formados em ambientes competitivos e divulgados de maneira transparente. A divulgação do preços está sendo tratado nas resoluções”, avaliou o diretor geral da ANP, Décio Oddone. Segundo ele, com a divulgação dos preços os agentes que não estiverem alinhados poderão perder espaço no mercado.
Fonte: IstoÉ Dinheiro / Estadão Conteúdo
Related Posts
ANP estuda mudar venda de gás de cozinha
Reportagem do Valor mostra que a ANP estuda medidas que podem mudar ou permitir novos modelos de negócio com o gás de cozinha, como a recarga parcial de botijões, o chamado “refil de GLP”, e a possibilidade...
Petrobras terá Unidade de Processamento de Gás Natural em cada plataforma de Seap, diz Magda
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que após a conclusão do projeto Sergipe Águas Profundas (Seap) o Estado será o maior produtor do Nordeste, com produção de 240 mil barris de petróleo por...

