O consumo de combustíveis no Brasil recuou 4,7% em junho, na comparação com igual período do ano passado, para 11,094 bilhões de litros. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o mercado brasileiro fechou o primeiro semestre com uma alta de 3,2%.
A normalização do mercado, após o fim da greve dos caminhoneiros, ajuda explicar a base de comparação mais forte registrada em junho do ano passado.
As vendas de diesel caíram 7,1% em junho, para 4,6 bilhões de litros. No acumulado do ano, houve um crescimento de 3,6%.
O consumo de gasolina, por sua vez, recuou 6,2% no mês retrasado, para 2,955 bilhões de litros, e 6,4% no primeiro semestre.
O derivado tem sido deslocado pelo etanol hidratado, cujo consumo avançou 15,7% em junho, para 1,729 bilhão de litros, e 33% no acumulado do ano.
Já as vendas de gás liquefeito de petróleo (GLP) recuaram 15% no mês retrasado e 2,3% no ano.
A ANP registrou também quedas no consumo de querosene de aviação (QAV), de 7,5% em junho e de 0,4% no primeiro semestre; e na venda de gasolina de aviação (de 26% em junho e de 14,2% no acumulado do ano).
As vendas de óleo combustível, por sua vez, subiram 2,7% em junho, mas caíram 8,8% no ano.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Maioria dos combustíveis tem recuo em abril, mas preço se mantém alto no ano, diz pesquisa
Cinco dos seis combustíveis analisados pelo Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade, desenvolvido em parceria com a Fipe apresentaram queda de preços em abril, com destaque para o diesel. Mas no ano,...
Preço da gasolina está parado há 301 dias e poderia ter queda de R$ 0,25 por litro, diz Abicom
Segundo a Abicom e a StoneX, o diesel continua registrando uma "gordura" de 5% em relação ao preço de paridade de importação (PPI) nas refinarias da estatal (mesmo após o reajuste do dia 05), enquanto a...