Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Primeira usina de biogás do Maranhão inaugurada

O município maranhense de Rosário é o primeiro do estado a receber usina de geração de energia a partir do biogás proveniente da decomposição do lixo orgânico nos aterros. A ENC Energy Brasil é a responsável por instalar e operar a usina, que tem dois motores e capacidade de geração de 2 MW hora. O projeto contou com investimentos de R$ 12 milhões e tem foco no mercado de geração distribuída, para consumidores de baixa e média tensão.

As pequenas e médias empresas (comércio, serviços ou pequenas indústrias) são as principais beneficiárias do mercado de geração distribuída, ao poder acessar a energia por menor custo. “É com grande satisfação que iniciamos a operação da primeira usina de energia a biogás no estado do Maranhão, contribuindo para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas. Estamos investindo no mercado de geração distribuída em todo o Brasil, apresentando mais uma fonte de energia limpa, renovável e econômica para o médio e pequenos consumidores”, informa Roberto Nakagome, presidente da companhia.

O biogás é uma mistura de gás metano e gás carbônico, com pequenas quantidades de gás sulfídrico e umidade, gerado a partir da decomposição dos resíduos orgânicos na ausência do oxigênio. Transformar esse gás em energia é um benefício para o meio ambiente, uma vez que há redução dos níveis de metano e gás carbônico nos aterros, além de uma melhora no odor do local. Ao retirar os gases do aterro, as usinas também geram crédito de carbono, que pode ser vendido para empresas que são grandes geradoras de gás carbônico.

De acordo com dados da Aneel, há em operação no Brasil 39 usinas de biogás, computando as originadas de resíduos agroindustriais (três), animais (14) e sólidos urbanos (22). Juntas, compõem uma capacidade instalada de 176.753 KW, equivalentes a 0,1008% da matriz energética.

Fonte: Brasil Energia

Related Posts