A Petrobras informa que propôs o parcelamento de pagamento, pelas companhias distribuidoras locais (CDL), das faturas com vencimento nos meses de abril, maio e junho de 2020 referentes aos contratos de compra de gás natural para atendimento ao mercado não termelétrico (industrial, residencial, comercial e veicular). A medida, informa a estatal, é uma resposta negocial e temporária da companhia e que atende a demanda das distribuidoras de gás natural, afetadas pela crise causada pelo novo Coronavírus.
Além disso, a Petrobras não efetuará as cobranças de penalidades pelo não cumprimento da programação diária de demanda nem das obrigações contratuais de encargo de capacidade ou remuneração mínima (ship or pay e take or pay) relativos aos volumes de gás natural impactados pela redução de demanda, reflexo das medidas restritivas de circulação de pessoas e redução da atividade econômica. “Tais medidas valem enquanto forem comprovados os impactos nas obrigações contratuais afetadas”, informa.
Adicionalmente, a companhia informa que mantém tratativas com os demais agentes da cadeia de gás natural com intuito de reduzir os efeitos decorrentes da pandemia. “A Petrobras permanece em constante monitoramento do cenário atual e dos seus desdobramentos sobre o mercado de gás e ressalta o entendimento de que, diante da gravidade, imprevisibilidade e ineditismo do assunto, são necessárias ações de todos os agentes da cadeia de gás natural, de forma a reduzir os impactos no setor”, diz a estatal.
Fonte: Broascast / Ag.Estado
Related Posts
Cigás: Hospital Delphina Aziz amplia uso do gás natural
Primeiro hospital da Região Norte a utilizar o gás natural (GN) canalizado distribuído pela Cigás, o Hospital Delphina Aziz ampliou o uso do combustível em suas operações. O GN, que já era empregado na...
ANP propõe taxa de retorno menor que a pleiteada pelas transportadoras de gás natural
A ANP propôs uma taxa de retorno abaixo do patamar pleiteado pelas transportadoras de gás natural para o ciclo regulatório 2026-2030. O regulador abriu esta semana uma consulta pública para definir a nova...

