O petróleo fechou em forte alta nesta quinta-feira, depois que a Agência Internacional de Energia (AIE) deu uma projeção um pouco mais esperançosa sobre a demanda do que no mês passado. Uma mudança no mercado futuro de petróleo também contribuiu para uma perspectiva melhor para o setor.
Os preços contratos futuros para julho do Brent, a referência global, encerraram a sessão com alta de 6,64%, a US$ 31,13 o barril, na ICE, em Londres, enquanto os contratos para junho do WTI avançam valorizaram 8,97%, a US$ 27,56 o barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex), atingindo o preço mais alto desde 3 de abril.
Os contratos futuros do WTI para entrega em junho expiram na terça-feira, e a Comissão de Comércio de Futuros de Commodities alertou os corretores que o preço poderia cair abaixo de zero, como aconteceu com o contrato de maio. Mas os analistas duvidam que isso aconteça, por várias razões, sendo uma delas porque a maioria dos traders já fecharam o contrato – vendendo futuros de junho e comprando para entrega nos meses subsequentes – antes do vencimento.
Além disso, embora as expectativas de demanda ainda sejam extremamente baixas para o segundo trimestre, a AIE projetou hoje um declínio de 19,9 milhões de barris por dia, o que deixaria o consumo cerca de 20% abaixo do nível do ano passado. Mas essas projeções são melhores do que no mês passado.
“A mobilidade melhor do que a esperada nos países da OCDE e o relaxamento gradual das medidas de restrição por causa do coronavírus levaram a um ajuste para cima de 3,2 milhões de barris por dia em relação ao nosso número global de demanda no segundo trimestre”, afirmou a AIE.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Petróleo cai com realização de lucros e mercado de olho na posse de Trump, mas sobe na semana
Os preços do petróleo chegaram a abrir em alta nessa sexta (17), em linha com os fortes ganhos da quinta (16), mas inverteram o sinal e fecharam em queda, à medida que o mercado realiza lucros e se...
Petróleo cai após falas do novo secretário do Tesouro dos EUA sobre sanções à Rússia
Os preços do petróleo fecharam em queda nesta quinta (16) pressionados por declarações de Scott Bessent, indicado ser secretário do Tesouro americano, durante sabatina no Senado. Bessent disse que os EUA...