Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Petróleo fecha em alta após melhora de projeção sobre a demanda

O petróleo fechou em forte alta nesta quinta-feira, depois que a Agência Internacional de Energia (AIE) deu uma projeção um pouco mais esperançosa sobre a demanda do que no mês passado. Uma mudança no mercado futuro de petróleo também contribuiu para uma perspectiva melhor para o setor.

 Os preços contratos futuros para julho do Brent, a referência global, encerraram a sessão com alta de 6,64%, a US$ 31,13 o barril, na ICE, em Londres, enquanto os contratos para junho do WTI avançam valorizaram 8,97%, a US$ 27,56 o barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex), atingindo o preço mais alto desde 3 de abril.

Os contratos futuros do WTI para entrega em junho expiram na terça-feira, e a Comissão de Comércio de Futuros de Commodities alertou os corretores que o preço poderia cair abaixo de zero, como aconteceu com o contrato de maio. Mas os analistas duvidam que isso aconteça, por várias razões, sendo uma delas porque a maioria dos traders já fecharam o contrato – vendendo futuros de junho e comprando para entrega nos meses subsequentes – antes do vencimento.

Além disso, embora as expectativas de demanda ainda sejam extremamente baixas para o segundo trimestre, a AIE projetou hoje um declínio de 19,9 milhões de barris por dia, o que deixaria o consumo cerca de 20% abaixo do nível do ano passado. Mas essas projeções são melhores do que no mês passado.

“A mobilidade melhor do que a esperada nos países da OCDE e o relaxamento gradual das medidas de restrição por causa do coronavírus levaram a um ajuste para cima de 3,2 milhões de barris por dia em relação ao nosso número global de demanda no segundo trimestre”, afirmou a AIE.

Fonte: Valor Online

Related Posts