Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Um pacote de ajuda financeira para distribuidores de gás brasileiros ‘é viável’

A BNamericas traz uma entrevista com diretor de estratégia e mercado da Abegás, Marcelo Mendonça, sobre o atual momento das distribuidoras de gás natural no Brasil.

A Abegás, pediu ao Ministério da Energia que considere um plano para ajudar as empresas do setor a enfrentar a crise do mercado causada pela pandemia do COVID-19. As empresas estão enfrentando grandes quedas na demanda e temem um aumento nas taxas de inadimplência, situação semelhante à enfrentada pelas distribuidoras de eletricidade, que recentemente receberam um plano de resgate de 16,1 bilhões de reais (US $ 3 bilhões).

No entanto, para as distribuidoras de gás, a reduzida competitividade do gás em relação a outros combustíveis é um problema adicional, uma vez que os contratos com a estatal Petrobras atualizam apenas os preços em linha com o mercado internacional em três meses.

Atualmente, o mercado de gás do Brasil é fornecido exclusivamente pela Petrobras, que controla quase toda a infraestrutura intermediária do país. O setor, no entanto, está passando por mudanças radicais, à medida que o governo avança com seu programa Novo Mercado de Gás (novo mercado de gás) para abrir o mercado e atrair participantes privados.

Leia a entrevista completa

https://www.bnamericas.com/en/interviews/a-financial-aid-package-for-brazilian-gas-distributors-is-feasible

 

Fonte: BNamericas

Related Posts