A BNamericas traz uma entrevista com diretor de estratégia e mercado da Abegás, Marcelo Mendonça, sobre o atual momento das distribuidoras de gás natural no Brasil.
A Abegás, pediu ao Ministério da Energia que considere um plano para ajudar as empresas do setor a enfrentar a crise do mercado causada pela pandemia do COVID-19. As empresas estão enfrentando grandes quedas na demanda e temem um aumento nas taxas de inadimplência, situação semelhante à enfrentada pelas distribuidoras de eletricidade, que recentemente receberam um plano de resgate de 16,1 bilhões de reais (US $ 3 bilhões).
No entanto, para as distribuidoras de gás, a reduzida competitividade do gás em relação a outros combustíveis é um problema adicional, uma vez que os contratos com a estatal Petrobras atualizam apenas os preços em linha com o mercado internacional em três meses.
Atualmente, o mercado de gás do Brasil é fornecido exclusivamente pela Petrobras, que controla quase toda a infraestrutura intermediária do país. O setor, no entanto, está passando por mudanças radicais, à medida que o governo avança com seu programa Novo Mercado de Gás (novo mercado de gás) para abrir o mercado e atrair participantes privados.
Leia a entrevista completa
Fonte: BNamericas
Related Posts
Gás da Floresta Amazônica entra no mapa do mercado de GNL em pequena escala
O contrato recém-anunciado pela Petrobras com a Amazônica Energy, para suprimento do novo projeto de distribuição de GNL em pequena escala na Amazônia, coloca Urucu no mapa do GNL small-scale. A estatal...
Distribuidoras do Nordeste debatem com ANP tarifas e classificação de transporte de gás natural
Na última sexta (07), o Comitê de Gás e Petróleo do Consórcio Nordeste participou de audiência com o Diretor da ANP, Pietro Mendes, na sede da agência, no Rio de Janeiro. O Comitê foi representado pelo seu...

