Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

“Não foi inteligente vetar o Brasduto”, afirma senador Eduardo Braga

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) ainda afirmou que o presidente Jair Bolsonaro errou ao vetar a criação do Brasduto – Fundo de Expansão dos Gasodutos de Transporte e de Escoamento da Produção, que destinaria 20% da renda do pré-sal para o fundo de construção dos gasodutos. Para ele, faltou inteligência ao chefe do Executivo nessa questão.

“É claro que não foi inteligente vetar o Brasduto. Porque o Brasduto era uma forma de financiar a infraestrutura de gasodutos para que nós pudéssemos estabelecer demandas locacionais ou regionais e faz com que o ganha-ganha fosse virtuoso no setor de energia”, afirmou.

O congressista falou durante o seminário virtual “PL do Gás Natural: o gás será para todos ou para poucos? O que aperfeiçoar na Nova Lei do Gás para desenvolver o setor e preservar a segurança jurídica”. O encontro foi realizado pelo Poder360, com apoio da Comissão Especial de Energia da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)

Alto investimento

Atualmente, parte do gás produzido no Brasil é reinjetado nos poços de petróleo, principalmente por causa da falta de infraestrutura para distribuição. Dados da Abegás indicam que é necessário investimento de US$ 19,5 bilhões, a fim de que esse combustível chegue ao mercado.

A visão de Braga foi referendada por Adriano Pires, diretor do CBIE. “Não é com mercado que você vai expandir infraestrutura básica. Então uma maneira que você tem de expandir a infraestrutura era o Brasduto”, disse.

O vice-presidente da Fiesp  Carlos Cavalcanti diverge. Afirma que o setor privado nacional tem capacidade de financiar tais investimentos.

O setor financeiro está preparado para fazer investimento. Não é essa minha preocupação. A minha preocupação é que a gente olhe pro lado de oferta e pro lado da demanda e que a gente reconheça que o projeto que veio da Câmara é insuficiente para aumentar o número de players desse setor”, opinou.

Fonte: Poder 360

OBSERVAÇÃO: a integra do webinar “PL do Gás Natural: o gás será para todos ou para poucos? O que aperfeiçoar na Nova Lei do Gás para desenvolver o setor e preservar a segurança jurídica” realizado pelo Poder360 com o apoio da Comissão Especial de Energia da OAB pode ser assistida no seguinte link: https://youtu.be/u1I9EtA4SNg

Related Posts