O senador Eduardo Braga (MDB-AM) ainda afirmou que o presidente Jair Bolsonaro errou ao vetar a criação do Brasduto – Fundo de Expansão dos Gasodutos de Transporte e de Escoamento da Produção, que destinaria 20% da renda do pré-sal para o fundo de construção dos gasodutos. Para ele, faltou inteligência ao chefe do Executivo nessa questão.
“É claro que não foi inteligente vetar o Brasduto. Porque o Brasduto era uma forma de financiar a infraestrutura de gasodutos para que nós pudéssemos estabelecer demandas locacionais ou regionais e faz com que o ganha-ganha fosse virtuoso no setor de energia”, afirmou.
O congressista falou durante o seminário virtual “PL do Gás Natural: o gás será para todos ou para poucos? O que aperfeiçoar na Nova Lei do Gás para desenvolver o setor e preservar a segurança jurídica”. O encontro foi realizado pelo Poder360, com apoio da Comissão Especial de Energia da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)
Alto investimento
Atualmente, parte do gás produzido no Brasil é reinjetado nos poços de petróleo, principalmente por causa da falta de infraestrutura para distribuição. Dados da Abegás indicam que é necessário investimento de US$ 19,5 bilhões, a fim de que esse combustível chegue ao mercado.
A visão de Braga foi referendada por Adriano Pires, diretor do CBIE. “Não é com mercado que você vai expandir infraestrutura básica. Então uma maneira que você tem de expandir a infraestrutura era o Brasduto”, disse.
O vice-presidente da Fiesp Carlos Cavalcanti diverge. Afirma que o setor privado nacional tem capacidade de financiar tais investimentos.
O setor financeiro está preparado para fazer investimento. Não é essa minha preocupação. A minha preocupação é que a gente olhe pro lado de oferta e pro lado da demanda e que a gente reconheça que o projeto que veio da Câmara é insuficiente para aumentar o número de players desse setor”, opinou.
Fonte: Poder 360
OBSERVAÇÃO: a integra do webinar “PL do Gás Natural: o gás será para todos ou para poucos? O que aperfeiçoar na Nova Lei do Gás para desenvolver o setor e preservar a segurança jurídica” realizado pelo Poder360 com o apoio da Comissão Especial de Energia da OAB pode ser assistida no seguinte link: https://youtu.be/u1I9EtA4SNg
Related Posts
Estatal do pré-sal pode ser solução para “Brasduto” virar realidade
Depois de várias tentativas de se criar o Brasduto por emendas “jabutis” (sem relação com tema original de projetos de lei) que deixariam os custos do financiamento de gasodutos para consumidores ou...
Senado aprova Brasduto, mas há acordo para Bolsonaro vetar
O Senado aprovou o Projeto de Lei n° 209 de 2015, que trata do risco hidrológico na produção de energia. A proposta também cria o Brasduto –Fundo de Expansão dos Gasodutos de Transporte e de Escoamento da...