As unidades produtoras de açúcar e álcool do Centro-Sul comercializaram um total de 1,76 bilhão de litros de etanol em janeiro, queda de 32,39% em relação ao mesmo período da safra 2020/2021. Do total, 52,26 milhões de litros foram destinados para o mercado externo e 1,71 bilhão de litros vendidos internamente.
No mercado interno, as vendas de etanol hidratado somaram 918,85 milhões de litros, queda de 44,45% ante igual período da última safra (1,65 bilhão de litros). A quantidade comercializada de etanol anidro em janeiro foi 2,02% menor, com 794,82 milhões de litros vendidos neste ano ante 811,21 milhões de litros em janeiro de 2021.
“O que tem sido observado nas vendas de biocombustível por parte dos produtores está em linha com a queda no consumo de combustíveis do ciclo Otto”, disse o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues. “Como resultado do atual balanço de oferta e demanda do etanol hidratado, os preços recebidos pelos produtores já apresentaram recuo próximo de R$ 1,05 por litro desde novembro. A expectativa é de que esse recuo seja integralmente repassado aos consumidores finais pelos demais elos da cadeia de comercialização”.
Fonte: Broadcast / Ag.Estado
Related Posts
ANP: etanol é mais competitivo em relação à gasolina em 7 Estados e no DF
O etanol mostrou-se mais competitivo em relação à gasolina em 7 Estados e no Distrito Federal (DF) na semana de 12 a 18 de janeiro. Na média dos postos pesquisados no País, o etanol tinha paridade de 67,80%...
Ministério de Minas e Energia quer aproveitar a Lei dos Combustíveis para aumentar etanol na gasolina para 30%
O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) foi selecionado pelo MME para desenvolver os estudos de viabilidade técnica que avaliam a possibilidade de aumentar para 30% a proporção de etanol na gasolina...