O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a estratégia de incentivo ao uso sustentável de biogás e biometano, instituída pelo governo via decreto, poderá levar o Brasil a produzir 120 milhões de metros cúbicos de gás nos próximos dez anos.
“Expectativa é que o País possa produzir o equivalente a 120 milhões de metros cúbicos por dia de gás nos próximos 10 anos. Hoje, a capacidade do gasoduto Bolívia-Brasil é de 30 milhões. Ou seja, daqui dez anos, o Brasil poderá estar produzindo quatro vezes o que hoje é a capacidade de transporte da Bolívia para o Brasil”, declarou Bento Albuquerque.
De acordo com o ministro, o biometano também poderá dar fim à importação do diesel pelo Brasil. “Brasil hoje importa 30% do diesel consumido. O biometano poderá eliminar essa necessidade de importação de diesel em dez anos. Isso é muito positivo em termos não só de sustentabilidade”, disse.
Já o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, disse que as emissões de metano serão reduzidas em 36% com a transformação do lixo orgânico em energia – seja elo biogás ou pelo biometano.
Fonte: Broadcast
Related Posts
Infraestrutura de gás e biometano deve receber R$ 45 bilhões
O Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano (PNIIGB), cuja consulta pública foi aberta pela EPE na última segunda (29), traz uma relação de empreendimentos que deverão...
Opinião: estamos perdendo a oportunidade de substituir diesel por gás natural e biometano
Em artigo publicado no canal Bússola, o consultor e ex-presidente-executivo da Abegás, Augusto Salomon, afirma que O transporte rodoviário é o sistema circulatório da economia brasileira. Desde os anos...