Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

BNDES pode financiar gasoduto argentino, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que faz sua primeira visita oficial ao exterior, afirmou que se houver interesse dos empresários e do governo brasileiro, o BNDES vai financiar como puder o gasoduto argentino de Vaca Muerta. Ele deu as declarações em entrevista conjunta com o presidente argentino, Alberto Fernández.

Lula lembrou da época em que o banco de fomento financiava os países vizinhos, prática condenada por sua oposição. “De vez em quando, nos criticam por pura ignorância. Pessoas que acham que não pode haver financiamento de engenharia em outros países. Eu acho que não só pode, como é necessário que o Brasil ajude a todos os parceiros. E é isso que vamos fazer dentro das possibilidades econômicas de nosso país”, disse Lula.

“O BNDES é muito grande. Em 2008, se não fosse o BNDES, a economia brasileira teria quebrado. Foi graças ao financiamento do BNDES ao nosso crescimento que o Brasil foi o último país a entrar na crise e o primeiro a sair”, continuou o brasileiro.

O presidente argentino disse ter inveja do BNDES. “É uma ferramenta de crescimento sensacional que soube ser aproveitada nos últimos anos”, afirmou quando comentava sobre o gasoduto de Vaca Muerta.

Depois, ao falar para empresários, Lula reforçou que o BNDES deve voltar a financiar projetos brasileiros no exterior. “Dessa maneira, vamos ter resultado e conseguir enriquecer nossos países”, disse.

Fonte: Valor Online

Related Posts