A ES Gás avançou na busca de soluções para biometano, combustível renovável produzido a partir da purificação do biogás, que resulta da decomposição de matéria orgânica. Em reunião realizada nesta quinta (16) no Grupo Marca, que atua no segmento de soluções para resíduos, foram identificadas oportunidades de parceria visando a utilização deste combustível no Espírito Santo.
O uso deste combustível vem crescendo entre distribuidoras de gás natural, motivado pela abertura do mercado de gás, que estimula o ingresso de supridores privados para atender tantos os consumidores cativos como aqueles classificados como aptos ao mercado livre, que devido ao alto consumo de gás podem negociar a molécula diretamente com o fornecedor de sua preferência, remunerando a distribuidora pelo uso de sua infraestrutura.
O biometano é uma versão renovável do gás natural que vem sendo adotado pelas distribuidoras de GN, em um mercado que pode chegar a 2,3 milhões de m³/dia até 2027, segundo a Abiogás, o que significa quintuplicar o mercado atual. A Abiogás estima que o potencial para biometano no país é de 100 milhões de m³/dia, o suficiente para substituir 40,8 bilhões de litros de óleo diesel por ano.
“Diversificar nossos supridores passa não somente por identificar novos fornecedores de gás natural, como também empresas privadas que possam gerar biometano, o que apresenta uma série de benefícios, dentre os quais o fator da sustentabilidade, com o aproveitamento de substratos orgânicos e menor emissão de CO², a ampliação da carteira de fornecedores e a oferta e um insumo menos vulnerável às oscilações do mercado internacional, pois sua indexação não necessariamente deve seguir o Brent”, enumera o diretor de Operações da ES Gás, Antonio Fernando Cesar Filho.
“Recebemos a equipe da ES Gás que veio conhecer a CVR Marca e, sobretudo, a Usina Termoelétrica a Biogás. Essa unidade promove o aproveitamento energético do biogás produzido a partir da decomposição dos resíduos nas células de aterro sanitário, convertendo-o em uma fonte de energia limpa. Foi um importante encontro para planejarmos uma parceria na implantação do projeto de geração de Biometano – gás natural renovável a partir do biogás do aterro sanitário”, explica Diogo Ribeiro, diretor de Energias Renováveis do Grupo.
Além da discussão em torno do biometano, foram identificadas oportunidades de levar o gás natural a várias instalações presentes no Grupo Marca, atualmente atendidas por outros combustíveis.
Fonte: ES Gás / Comunicação