Na última quarta (12), o Governo do Amazonas realizou uma visita técnica às obras de readequação da Escola Estadual Agobar Garcia, no município de Silves (a 240 quilômetros de Manaus), que será a futura Escola de Formação Técnica de Gás e Energia do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
O Governo também reafirmou a parceria com a empresa Eneva – maior operadora privada de gás natural em terra do Brasil e que está explorando o chamado Campo do Azulão – ao visitar suas instalações na sede do município, e com Prefeitura de Silves, para a formação de profissionais, para o fortalecimento de outras frentes e o desenvolvimento do interior do estado.
“Itapiranga, Itacoatiara, Silves é uma região que vai ser um modelo a ser replicado no resto do Estado em que você tem investimentos privados que vão adensar toda uma cadeia econômica dos prestadores de serviço, contratação direta e indireta das pessoas que vivem no município de Silves”, pontuou o vice-governador, Tadeu de Souza, que reforçou o compromisso desta gestão com a economia.
Segundo a empresa, serão elaboradas estratégias em conjunto com o Governo do Estado para evitar a evasão de estudantes em treinamento, o que pode incluir a oferta de bolsas de estudo e apoio com alimentação para estudantes de baixa renda, além da realização de palestras, visitas e aulas práticas para integrar os estudantes ao mercado.
“Nós chegamos no Amazonas com o primeiro projeto para transformar o gás, aqui, em estado líquido e poder enviar para Roraima. No ponto final deste projeto, teremos um complexo de quase 1 giga, aqui, instalado no interior do Amazonas. O Amazonas será exportador de energia e, ainda, com um projeto perene, perpétuo de exploração de hidrocarboneto”, disse o diretor de relações externas da Eneva, Damian Popolo.
Além do Governo do Estado e da empresa Eneva, a Prefeitura de Silves irá prover apoio logístico aos estudantes de comunidades ribeirinhas que cursarão o treinamento oferecido.
“Eu só tenho a agradecer. Agradecer ao Governo do Estado, ao Governador Wilson Lima e à empresa Eneva, que está investindo do município de Silves, acreditando no nosso potencial, no potencial da juventude de Silves em conquistar mais espaço no mercado de trabalho”, disse o Prefeito de Silves, Paulino Grana.
Fonte: Portal do Governo do Estado do Amazonas