O Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária de 11 de abril, dois importantes regulamentos destinados ao mercado de gás natural no Rio Grande do Sul, em cumprimento à Lei Estadual 15.648/21.
As duas resoluções normativas aprovadas foram elaboradas com a contribuição da Sulgás, de agentes do mercado livre de gás canalizado e de usuários dos serviços, que participaram de consulta e audiência públicas realizadas pela agência. Além disso, elas passaram por ampla análise técnica e jurídica realizada pela Agergs.
A Resolução Normativa 67/2023 aprovou o Regulamento dos Serviços de Distribuição do Gás Canalizado, com a previsão de aspectos contratuais relacionados à Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) e seus clientes, como medição, faturamento, cobrança, suspensão do fornecimento, atendimento, entre outros. A Resolução Normativa 68/2023 estabelece as regras para o mercado livre de gás canalizado, viabilizando o desenvolvimento desse segmento no Estado.
Os dois regulamentos aprovados são importantes instrumentos para os agentes do setor, para os usuários dos serviços e para o desenvolvimento do mercado de gás, que passa a ter regras alinhadas à nova lei estadual. Além de previsibilidade e segurança jurídicas, as resoluções são importantes para economia do Estado, tendo em vista a crescente relevância do gás como insumo para diversas atividades econômicas.
Fonte: Portal do Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Related Posts
Consumo de gás natural cresce 0,7% em 2024 no Brasil
Destaques do período são crescimento do segmento de geração elétrica a gás natural (alta de 22,9%) e do comercial e residencial (2,4% e 1,4%, respectivamente) O consumo médio de gás natural em 2024 em...
Agergs nega pedido da Sulgás para suspensão de efeitos de revisão tarifária
O Conselho Superior da Agergs, a agência reguladora do Rio Grande do Sul, negou por unanimidade, nesta terça (07), o pedido da Sulgás para suspensão dos efeitos da revisão tarifária de 2024. Na ocasião, a...