ArcelorMittal fechou um contrato com a Galp no mercado livre de gás natural, no Espírito Santo. A empresa siderúrgica vai consumir 260 mil m3/dia da fornecedora portuguesa no terceiro Alto-forno da usina de Tubarão (ES), já adaptado para receber o gás.
A companhia assinou contrato com a ES Gás, para uso da rede da distribuidora capixaba de gás canalizado. No mercado livre, o consumidor pode negociar diretamente com o supridor de sua preferência, mas tem de remunerar a concessionária pelo uso da infraestrutura, por meio do Contrato de Uso do Sistema de Distribuição (Cusd).
Este é o primeiro cliente livre do segmento industrial do Espírito Santo, informou a ES Gás. A distribuidora já havia, em 2022, fechado contratos no ambiente livre com as termelétricas de Povoação, Linhares Geração e Viana – todas elas contratadas no leilão emergencial realizado pelo governo federal em 2021, durante a crise hídrica.
No Espírito Santo, de acordo com a lei estadual 11.173/2020, usuários que consomem 10 mil m³/dia ou mais podem atuar no mercado livre de gás.
ArcelorMittal usa gás para reduzir emissões
A ArcelorMittal tem como meta ser carbono neutro em suas operações até 2050. Em 2022, a companhia já havia fechado contrato com a ES Gás, para uso do gás no Alto-Forno 3.
Agora, a siderúrgica entra no ambiente livre. É uma das pioneiras nesse mercado — que conta com a presença também de indústrias como a Unigel e Gerdau.
A companhia tem planos de converter, no futuro, os outros dois alto-fornos da unidade de Tubarão para gás natural – o que elevaria o consumo da ArcelorMittal para 1,5 milhão de m3/dia.
“A empresa está focada em promover a evolução contínua dos seus processos ambientais, incluindo a meta do Grupo que é ser carbono neutro até 2050. E o gás natural, que é um combustível de transição, será utilizado junto com o carvão, agora em menor quantidade, no Alto-Forno 3 da empresa”, afirmou, em nota, o presidente da ArcelorMittal Aços Planos, Jorge Oliveira.
Empresa também investe em renováveis
A siderúrgica também aposta nas renováveis, dentro de sua estratégia de descarbonização. Este mês, a ArcelorMittal Brasil, anunciou a formação de uma joint venture com a Casa dos Ventos, para o desenvolvimento de um projeto de energia eólica de 553,5 MW. A ArcelorMittal Brasil terá 55% de participação na JV, com a Casa dos Ventos detendo os 45% restantes. O projeto, de cerca de R$ 4,2 bilhões, tem como objetivo descarbonizar uma parte considerável das necessidades futuras de eletricidade das operações da empresa no Brasil.
Fonte: Epbr
Related Posts
Uso de gás natural no Amazonas evita a emissão de 7,5 milhões de toneladas de gases de efeito estufa
O uso do gás natural tem contribuído para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Amazonas. De acordo com levantamento da Cigás, mais de 7,5 milhões de toneladas de gases de efeito estufa...
Knauf substitui parte do gás natural por biometano em fábrica de materiais de construção no Rio
A Knauf, fabricante de materiais de construção, vai substituir parte do seu consumo de gás natural por biometano na planta em Queimados (RJ), a partir deste mês. O biocombustível será fornecido pela Gás...

