A Abiquim estima um investimento de R$ 70 bilhões para modernizar e construir novas unidade de fertilizantes e de produtos químicos pelo país, caso o governo decida construir novos gasodutos de escoamento.
Para o presidente-executivo da associação, André Passos, apesar do volume de investimento ser grande, há demanda constante para o gás natural no Brasil, além de diminuir a dependência do Brasil na exportação de matérias primas.
“Hoje temos duas rotas construídas. A rota 2 e 1. A rota 3 está em construção. Precisa ser construídas novas rotas. Rotas 4 A e B, rota 5 e rota 6. Depois, vai precisar ser construído rota de escoamento em Sergipe e Alagoas”, disse.
O executivo da Abiquim esteve em reunião com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), na terça (02). Falaram sobre o programa “Gás Para Empregar”, divulgado pelo ministro em março.
A medida provisória que cria novas funções para a PPSA (Pré-Sal Petróleo S.A), para aumentar o escoamento do gás natural em direção à costa brasileira. Segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), em 2022 foram cerca de 25 bilhões de m³ reinjetados.
Fonte: Poder 360