A demanda média por gás natural foi de 4,7 milhões de m³/d no primeiro trimestre do ano. Essa marca representa crescimento de 7% frente ao mesmo período de 2022, conforme os dados mais recentes da Cigás.
A Cigás opera, atualmente, com mais de 14 mil unidades consumidoras (UC´s) contratadas dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação. O termelétrico é o maior demandante e registrou consumo médio de 4 milhões de m³/d, no período de janeiro a março. Deve-se frisar que o GN fornecido pela Companhia de Gás do Amazonas é destinado a usinas termelétricas que geram energia elétrica para o abastecimento da população de Manaus e dos municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari e Codajás.
Ao longo dos meses, a Companhia tem expandido o fornecimento de gás natural a unidades consumidoras residenciais a partir do atendimento de conglomerados habitacionais, como o Verona Premium, localizado no bairro Lago Azul, na zona norte de Manaus, com mais de 4 mil moradores. Para este segmento, que conta com 13,7 mil UC´s contratadas, foram comercializados em média 2,4 mil m³/d no período de referência – alta de 87% no comparativo com os três meses iniciais de 2022.
Outro segmento que vem ampliando gradativamente a demanda pelo GN é o comercial. No primeiro trimestre de 2023, a demanda pelo combustível deste segmento correspondeu a 5,1 mil m³/d, variação positiva de 22% frente ao trimestre inicial do ano passado. Hoje, são mais de 200 empreendimentos da área de serviços contratados pela Cigás, entre os quais, restaurantes, supermercados, academias, lavanderias, hotéis e, ainda, o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz.
Fonte: Cigás / Comunicação
Related Posts
MSGÁS reduz tarifas após queda no preço da molécula de gás natural
A MSGÁS anunciou a redução das tarifas de fornecimento de gás natural para segmentos estratégicos do mercado, em decorrência da diminuição no preço da molécula de gás natural praticado pela Petrobras. Com...
Após redução do gás pela Petrobras, Naturgy anuncia queda de mais 10% à indústria
Após a redução de 7,8% do preço da molécula do gás natural pela Petrobras, a Naturgy informou aos seus clientes que a partir de 1º de fevereiro seus preços também terão queda, com destaque para indústrias e...

