A diretoria da ANP aprovou, por unanimidade, a publicação da nota técnica sobre a proposta de gas release.
O documento será enviado ao CNPE, e o tema incluído na agenda regulatória da agência – primeiro passo para dar início aos estudos de Avaliação de Impacto Regulatório.
A discussão vinha sendo adiada desde abril, quando o relator, diretor Cláudio Jorge, retirou o item da pauta e pediu mais tempo para “harmonização interna” do assunto.
O gas release é um tipo de política para desconcentração regulada do mercado. Criar método para levar um agente dominante, que no Brasil é a Petrobras. Pode ser feito, por exemplo, por meio de leilão de gás, com regras predefinidas.
“No Nordeste, provavelmente o gas release será diferente do resto do país. É isso mesmo, porque a gente não vai ter um gas release igual para todos os lugares, aplicado ao mesmo momento e da mesma forma”, lembrou Symone Araújo, diretora da ANP.
A região Nordeste, em razão da desconcentração na produção e comercialização, possui um cenário concorrencial diferente do resto do país.
“Considerando a dinâmica competitiva, a comercialização de gás natural em todo território nacional, a Petrobras ainda é o agente dominante, com aproximadamente 83% das vendas de gás natural especificado”, citou Luis Esteves, superintendente de Defesa da Concorrência (PSD), a partir de dados de 2022.
“Temos ainda um longo caminho pela frente sobre esse tema”, disse o diretor Fernando Moura, que esteve à frente da discussão até a nova distribuição de áreas técnicas entre os diretores, em março.
“Nessa trilha ainda há muito espaço para discussão e para maturação desse tema dentro da agência”, completou.
Fonte: Epbr
Related Posts
Transportadoras tentam frear distribuidoras enquanto ANP debate regulação de gasodutos
As transportadoras de gás natural tentam pôr um freio em alguns novos projetos de expansão das distribuidoras, enquanto a ANP discute a regulamentação para classificação de gasodutos – em consulta pública...
Produção de petróleo do Brasil bate novo recorde em maio, diz ANP
A produção de petróleo do Brasil somou 3,679 milhões de barris por dia em maio, alta de 10,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado, marcando um novo recorde. A produção de gás natural, por sua vez,...