A GNLink assinou um contrato com a transportadora Contatto para carregamento de GNL e GNC. A parceria vai atender estados das regiões Nordeste e Sul que não contam com abastecimento dos combustíveis.
A Contatto vai transportar o GNL e GNC produzidos nas bases de liquefação de compressão da Bahia e do Paraná – ambas em fase de construção pela GNLink. As plantas terão capacidade de produzir 196 mil m³/dia de gás e a transportadora vai utilizar 15 carretas para entregar os combustíveis.
A planta da Bahia está prevista para entrar em operação no terceiro trimestre deste ano, enquanto as obras do empreendimento do Paraná devem ser finalizadas até o primeiro semestre de 2024. Segundo o CEO da GNLink, Marcelo Rodrigues, os projetos levam em consideração contratos de longo prazo, preferencialmente de uma década.
O transporte terá emissões carbono totalmente compensadas e certificadas pela transportadora, pois as operações estão neutralizadas por iniciativas de descarbonização. O acordo também engloba o aluguel de equipamentos com a Contatto.
Fonte: EnergiaHoje
Related Posts
Argentina tem gás para disputar mercado global de GNL, faltam US$ 10 bilhões para infraestrutura
Segundo relatório da Wood Mackenzie, a produção de gás natural na Argentina deve atingir um pico de 180 milhões de m³/dia na próxima década, quando o país vai substituir a Bolívia como o principal supridor...
Como guerra no Oriente Médio impacta o mercado global de GNL e o Brasil
m eventual fechamento do Estreito de Ormuz pelo Irã, em resposta aos bombardeios dos Estados Unidos contra instalações nucleares iranianas, pode levar a um novo choque de preços no mercado global de gás...