Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Mitsui e Geo lançam joint venture para produção de biogás e biometano no Brasil

A Mitsui anunciou a criação de uma joint venture com a brasileira Geo para construção e operação de plantas de produção de biogás e biometano no Brasil, em parceria que visa diversificar o fornecimento doméstico de gás com alternativas renováveis.

Batizada de GeoMit, a nova empresa utilizará resíduos orgânicos da cana-de-açúcar, como a vinhaça, para a produção de gases renováveis que despontam como substitutos do gás natural (fóssil) no processo de transição energética.

Esses insumos serão garantidos por meio de parcerias com produtores da biomassa, matéria-prima que tem atraído cada vez mais investidores à medida que empresas buscam sistemas produtivos e geração de energia menos poluentes. O Brasil é o maior produtor global de cana-de-açúcar, e o Estado de São Paulo, principal consumidor de energia no país, é também líder no setor sucroalcooleiro.

O anúncio não traz estimativa de investimentos no projeto, volume de produção projetado ou localização das plantas, mas as empresas afirmam que as unidades ficarão próximas de centros de consumo.

O acordo envolve a Mitsui Gás, braço do grupo japonês que atua na distribuição de gás natural no Brasil como acionista direto e indireto de 13 concessionárias, e a Geo bio gas&carbon, uma provedora de tecnologias para produção de hidrocarbonetos verdes.

Fonte: Forbes Brasil / Reuters

Related Posts