O MME anunciou investimentos de R$ 5,7 bilhões em um corredor verde para transporte de GNL que ligará diversos estados até dezembro de 2030 e implementará 35 centrais de abastecimento. A primeira etapa do projeto terá início em 2025 e terá 3 mil quilômetros de extensão, ligando o Porto de Santos (SP) ao Porto de São Luis (MA). O investimento nessa fase será de R$ 1,3 bilhão até 2026 e a medida contará com oito centrais de abastecimento e transporte de 150 mil metros cúbicos de GNL por dia. O corredor transportará o gás liquefeito em uma rota por caminhões também movidos a esse combustível, que emitem 20% a 30% menos de CO₂ em comparação a veículos a diesel. A meta inicial é de que 1.500 veículos estejam em operação até 2026, com previsão de ampliação desse número até 2030. As centrais de abastecimento têm capacidade para abastecer 500 caminhões por dia, e contam com alimentação e espaço de descanso para os motoristas em uma área de 50 mil m². A Edge também firmou um contrato com a VirtuGNL para fornecer 150 mil m³/dia de GNL por um período de dez anos. O combustível será disponibilizado na região Sudeste, a partir do Terminal de Regaseificação de São Paulo, na Baixada Santista, e abastecerá a frota da Virtu.
Fonte: EnergiaHoje
Related Posts
GNLink quer interiorizar gás de terminais de GNL e também mira internacionalização em novo ciclo de expansão
Após concluir o seu primeiro ciclo de investimentos, a GNLink traça seus próximos passos e elegeu a entrada no mercado do Sudeste como uma de suas prioridades. O CEO da companhia, Marcelo Rodrigues, conta...
Corredores verdes destravam o mercado de caminhões movidos a biometano
Os caminhões movidos a gás estão perdendo o caráter experimental que os caracterizavam nos idos de 2019, quando a Scania iniciou os primeiros testes. Com o avanço dos chamados corredores verdes (rotas com...

