A aprovação da reforma tributária representa um marco e uma vitória para o biogás, o biometano e os biocombustíveis no Brasil, declarou a presidente-executiva da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), Renata Isfer.
“O texto aprovado consolida a aplicação do diferencial tributário, garantindo um desconto para os biocombustíveis em relação aos combustíveis fósseis. Essa medida é um passo decisivo para a promoção da descarbonização, colocando o Brasil no caminho de um futuro mais limpo”, afirmou a executiva.
A lei traz a regulamentação de descontos para combustíveis limpos, variando entre 10% e 60% em relação aos fósseis, baseada em critérios técnicos, como poder calorífico e impacto na redução de emissões. Para a presidente da ABiogás, a medida traz segurança jurídica e atrai investimentos.
“Nesse cenário, o biometano se destaca como o combustível mais limpo e eficaz na redução de emissões, com estudos indicando que, no ciclo de vida, caminhões movidos a biometano emitem menos gases de efeito estufa do que caminhões elétricos, reforçando seu papel central na transição energética”, explica.
Fonte: Eixos
Related Posts
Necta investe R$ 12 milhões em primeiro gasoduto de biometano
A Necta Gás Natural está investindo R$ 12 milhões nas obras do primeiro gasoduto destinado ao transporte de biometano na cidade de Presidente Prudente, São Paulo. A infraestrutura será voltada para o...
Veículos pesados movidos a gás natural movimentam indústria ligada ao biometano
Em sua coluna na Folha, o jornalista Eduardo Sodré afirma que as vendas de veículos pesados e maquinário agrícola movidos a gás natural têm movimentado os negócios que envolvem o biometano. A MAT...