O MME enquadrou o projeto de biometano da Orizon Valorização de Resíduos em Tremembé, em São Paulo, no Reidi. A iniciativa terá a suspensão da incidência das contribuições para PIS (1,65%) e Cofins (7,6%) sobre as receitas derivadas de aquisições de bens e serviços destinados à implantação do empreendimento. A planta realizará a purificação e produção de biometano a partir do biogás de aterro. Em novembro do ano passado, a Orizon fechou com a Neogás um acordo para fornecimento, durante dez anos, de biometano comprimido. A previsão é que seja fornecido um volume médio de 35 mil m³/dia da molécula a partir do início do terceiro trimestre de 2027.
Mercado aguarda mandato do biometano
Os produtores de biometano acreditam que o mandato ajudará a dar tração ao mercado e a atrair investimentos. A Abiogás estima que, até 2032, o mercado brasileiro terá pelo menos 200 plantas, com uma capacidade de produção de quase 8 milhões de m³/dia. A lei do Combustível do Futuro prevê que o mandato deve ser publicado até 2026. A minuta de decreto acaba de passar por consulta pública e o MME decidiu antecipar os trabalhos de Análise de Impacto Regulatório (AIR) do programa de incentivo ao biocombustível. Agora, a pasta analisa as mais de 800 contribuições recebidas, de 60 agentes, para fechar a regulamentação, que seguirá para a Casa Civil. Há, ainda, uma fase de avaliação do mercado, onde são alinhadas as perspectivas de oferta.
Meta de descarbonização
O mandato do biometano é uma meta de descarbonização. A meta volumétrica anual deverá ser definida pelo CNPE, com base na equivalência entre o biometano e a emissão de carbono. A meta inicial, prevista em lei, é de 1% de descarbonização a partir de 2026. Segundo dados da ANP, existem 12 plantas construídas e autorizadas a comercializar a molécula no país. No total, elas têm uma capacidade instalada de 747 mil m³/dia – embora a produção nacional, efetiva, tenha sido de cerca de 226 mil m³/dia em 2024. Para que a meta de descarbonização de 1% seja cumprida, é necessário de 686 mil a 961 mil m³/dia de biometano.
Fonte: Eixos
Related Posts
Biometano, o “pré-sal caipira”, atrai bilhões em investimentos
O mercado brasileiro de biocombustíveis ganha um concorrente de peso com o biometano, alternativa sustentável ao gás natural, com potencial de atrair R$ 25 bilhões em investimentos até 2030 numa cadeia que...
Novo plano integrado de gás vai recomendar dois hubs de biometano, diz Heloísa Borges
A EPE pera colocar em consulta pública ainda este mês o Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano. E a primeira edição do planejamento deve recomendar a construção de dois hubs...