Para o CEO da Edge, Demetrio Magalhães, com o rápido avanço da migração das indústrias para o mercado livre, gerar novos canais de demanda é a próxima grande missão para o desenvolvimento do setor de gás natural no Brasil. “Acreditamos que do lado da demanda há muita coisa ainda para destravar, não só nos caminhos óbvios, mas também em caminhos onde o Brasil tem muito potencial. Estamos falando de mobilidade, estamos falando de bunkering [combustível para navegação marítima], estamos falando de operações off-grid [consumo em localidades não atendidas pelas redes de gás canalizado]”, disse o CEO da Edge, empresa que começou as operações de um terminal de GNL em São Paulo em 2024. Segundo Magalhães, o consumo de gás natural, sem contar o volume destinado à geração termelétrica, tem se mantido estável nos últimos anos, na casa dos 50 milhões de metros cúbicos/dia, e cerca de 11 milhões desse volume já está contratado para migração ao chamado mercado livre – ambiente em que indústrias negociam as condições diretamente com as comercializadoras.
O setor de transporte, especialmente em frotas pesadas, é um dos que apresentam mais potencial para o gás natural deslocar combustíveis com maior pegada de carbono. “O consumo atual de diesel em frota pesada é equivalente a 150 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural. É um volume muito expressivo, que deve continuar crescendo”, destacou. O CEO da Edge disse ainda que é preciso aumentar a eficiência e os investimentos em toda a cadeia, e superar o dilema “ovo ou galinha” – entre o que vem primeiro, a oferta ou a demanda. “Se aumentar a demanda, esses custos de investimentos são diluídos”, explicou.
Fonte: EnergiaHoje
Related Posts
Uso de gás natural no Amazonas evita a emissão de 7,5 milhões de toneladas de gases de efeito estufa
O uso do gás natural tem contribuído para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Amazonas. De acordo com levantamento da Cigás, mais de 7,5 milhões de toneladas de gases de efeito estufa...
Knauf substitui parte do gás natural por biometano em fábrica de materiais de construção no Rio
A Knauf, fabricante de materiais de construção, vai substituir parte do seu consumo de gás natural por biometano na planta em Queimados (RJ), a partir deste mês. O biocombustível será fornecido pela Gás...

