Depois do sucesso em 2025, o trio elétrico de Armandinho e Irmãos Macêdo volta a ser puxado por um caminhão movido a gás natural no Carnaval de Salvador em 2026. A atração desfila no sábado (14), no circuito Osmar (Campo Grande), e de domingo (15) a terça (17), no circuito Dodô (Barra-Ondina), sempre a partir das 18h.
A grande novidade deste ano é que o tradicional desfile do Olodum também contará com um caminhão movido a gás natural. O bloco sai na sexta (13) e terça (17), no circuito Osmar, e no domingo (15), no circuito Dodô.
A iniciativa é resultado de um projeto do Governo da Bahia, por meio da Bahiagás, que leva inovação e sustentabilidade à maior festa popular do estado. Além de demonstrar a viabilidade do uso do gás natural em veículos de grande porte, a experiência promove a redução da emissão de poluentes e de gases de efeito estufa em pleno Carnaval.
O diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, destaca que o projeto integra o processo de descarbonização do Carnaval baiano. “A iniciativa tem relevância estratégica, considerando que o diesel é um dos principais combustíveis utilizados no Brasil e um dos mais poluentes. Além disso, aproximadamente metade do diesel destinado ao segmento automotivo é importada”, explica.
Segundo Gavazza, ao substituir o diesel pelo gás natural, produzido e comercializado na própria região Nordeste, o Estado contribui para reduzir a dependência de importações. “Essa mudança fortalece a economia local e gera impactos positivos na balança comercial, ao diminuir a necessidade de compra de um combustível fóssil pesado, demasiadamente poluente e importado. Além dos ganhos ambientais com a redução de emissões, a iniciativa promove benefícios econômicos ao incentivar o uso de uma fonte energética regional, mais econômica e sustentável”, afirma.
De acordo com Magno Bernardo, assessor de Tecnologia de Gás Natural da Bahiagás, o uso do gás natural em caminhões e ônibus traz um diferencial importante para o meio ambiente. “Reduz em mais de 30% a emissão de dióxido de carbono (CO2) e praticamente zera a emissão de particulados poluentes que prejudicam a qualidade do ar. Além disso, traz outras vantagens como mais economia, menor nível de ruído e maior eficiência”.
Para Gavazza, o Carnaval é uma vitrine estratégica. “A Bahiagás tem a sustentabilidade como uma de suas diretrizes e trouxemos isso também para o Carnaval da Bahia. Trata-se de uma importante oportunidade de conscientização e estímulo à adoção de tecnologias mais limpas. Como a experiência foi exitosa em 2025, repetimos a iniciativa em 2026, em parceria com a empresa mineira Logás, junto ao trio de Armandinho e Irmãos Macêdo e ao Olodum”, acrescenta.
Pioneirismo
O Trio Elétrico Armandinho e Irmãos Macêdo foi o primeiro da história do Carnaval baiano a desfilar movido a gás natural. Em 2025, em apenas um dia de folia, o trio utilizou somente 15% da capacidade máxima do tanque de GNL, mantendo 85% de autonomia, incluindo o percurso no circuito Dodô e o deslocamento entre o Parque de Exposições (onde os trios passam por vistorias) e a Barra.
A expectativa é que a iniciativa se torne referência para outros trios elétricos, além de caminhões e ônibus, ampliando o uso do gás natural como alternativa mais sustentável no setor de transportes.
Fonte: Bahiagás / Comunicação
Related Posts
Bahiagás é reconhecida como uma das empresas mais confiáveis do Brasil
A Fitch Ratings, uma das principais agências de classificação de risco de crédito, acaba de afirmar o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA+(bra)’ da Bahiagás e de sua primeira emissão de debêntures. A...
Mais de 100 projetos terão patrocínio da Bahiagás no Carnaval baiano
O Governo do Estado, por meio da Bahiagás, mais uma vez fará a diferença no Carnaval da Bahia. Serão mais de 100 projetos, de diferentes gêneros, na capital e no interior, patrocinados desde o pré-carnaval....

