O Ministério de Minas e Energia publicou a edição nº 139/setembro 2018, do Boletim Mensal de Acompanhamento da Indústria do Gás Natural.
A publicação apresenta o balanço do gás natural no Brasil, na Argentina, na Bolívia, no Chile e no Uruguai, além de dados nacionais – reservas, produção, destinação do gás, importações e oferta interna, consumo, preços, competitividade e infraestrutura de transporte -, entre outras informações.
Destaques do mês de setembro/2018
(Análise comparativa em relação ao mês anterior)
Demanda: A demanda total passou de 86,6 para 92,5 milhões de m³/dia, influenciada pelo maior consumo do segmento termelétrico.
Oferta nacional: Oferta nacional aumentou 47,8 para 52,1 milhões de m³/dia, sendo esse incremento relacionado à maior produção nacional, principalmente de gás não associado.
Produção nacional: A produção nacional retomou patamar acima de 110 milhões de m³/dia, após a queda para 106,4 milhões de m³/dia verificada no mês anterior. O campo de Mexilhão (gás não associado) foi o que mais contribuiu para o aumento da produção.
Reinjeção de gás natural: A reinjeção se aproximou de 40 milhões de m³/dia.
Queima de gás natural: A queima permanece em patamar inferior a 3% em relação à produção.
Oferta de gás importado: Com o expressivo aumento da demanda total, oferta importada foi expandida de 44,6 para 47,6 milhões de m³/dia. Novamente a importação de gás boliviano ficou estável em 24 milhões de m³/dia, já a regaseificação de GNL passou de 20,5 para 23,2 milhões de m³/dia.
Fonte: MME
Related Posts
O Transporte de Gás precisa ser adequadamente regulado
Em artigo publicado no portal EnergiaHoje, o sócio-fundador da ARM Consultoria e ex-presidente da Naturgy Brasil, Bruno Armbrust, afirma que, No Brasil, a venda das transportadoras de gás canalizado, TAG e...
ANP autoriza empresa do grupo Diamante a comercializar gás natural
A ANP autorizou a Diamante Comercializadora de Energia a comercializar gás natural. O grupo Diamante opera o complexo termelétrico Jorge Lacerda (740 MW), em Santa Catarina, e se prepara para o futuro sem...