O Ministério de Minas e Energia publicou a edição nº 142/dezembro 2018, do Boletim Mensal de Acompanhamento da Indústria do Gás Natural.
A publicação apresenta o balanço do gás natural no Brasil, na Argentina, na Bolívia, no Chile e no Uruguai, além de dados nacionais – reservas, produção, destinação do gás, importações e oferta interna, consumo, preços, competitividade e infraestrutura de transporte -, entre outras informações.
Destaques de dezembro de 2018
(Análise comparativa em relação ao mês anterior)
Demanda: A demanda total atingiu o menor consumo desde janeiro de 2012, aproximando-se de 60 milhões de m³/dia. A redução da demanda foi concentrada nos segmentos termelétrico e industrial.
Demanda industrial: A demanda industrial caiu de 39,9 para 35,4 milhões de m³/dia. Dessa redução, 1,4 milhão de m³/dia está relacionado ao consumo das refinarias e fafens e 3,2 milhões de m³/dia à demanda industrial suprida pelas companhias locais de gás canalizado.
Demanda termelétrica: A demanda termelétrica foi reduzida de 16,5 para 13,4 milhões de m³/dia. A redução é reflexo da diminuição do CMO médio que atingiu 56 R$/MWh.
Oferta: Acompanhando a redução da demanda, a oferta total foi reduzida de 73,2 para 67,3 milhões de m³/dia, sendo a diminuição da oferta concretizada por meio da menor importação de gás boliviano.
Oferta de gás importado: A importação de gás boliviano caiu de 17,9 para 13,6 milhões de m³/dia. O volume médio importado no mês de dezembro de 2018 é o menor desde maio de 2003.
Fonte: MME – Secretaria Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
Related Posts
Comgás recebe 41 propostas em chamada para aquisição de gás
A Comgás recebeu 41 propostas em sua mais recente chamada pública para contratar suprimento de gás natural, visando atender seus consumidores do mercado cativo, com foco em obter mais flexibilidade e...
Transportadoras se preparam para lançar plataforma de comercialização de gás natural no mercado
As transportadoras de gás natural se preparam para lançar uma plataforma eletrônica de comercialização de molécula, voltada para o mercado em geral. Será o próximo passo da Plataforma Eletrônica de Gás...