Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

BNDES/Montezano: agenda legislativa é fundamental para mercado de gás

O desenvolvimento do mercado de gás natural no País é economicamente viável, mas depende de evolução na agenda legislativa, afirmou o presidente do BNDES, Gustavo Montezano. Desde o ano passado, o banco tem trabalhado em estudos para apoiar o “novo mercado de gás”, como tem sido chamada a iniciativa do Ministério da Economia para desenvolver o setor e tem se colocado à disposição para financiar investimentos.

Segundo Montezano, o aprofundamento dos estudos – na última segunda-feira (22), o BNDES lançou um segundo relatório sobre o tema, na esteira de uma primeira edição lançada em maio de 2020 – confirmam a viabilidade econômica desse mercado. De um lado, a demanda por gás natural, para diversos usos, como na indústria e na geração de energia, “é palpável e concreta”, disse Montezano.

Do outro lado, a oferta de gás é “farta” e, principalmente, “economicamente viável”. Só que, “para poder destravar esse mercado”, dar liquidez à oferta e à demanda, é “fundamental que a gente veja uma evolução da agenda legislativa”, ponderou Montezano. Um projeto de lei que altera pontos da regulação do setor, chamada Lei do Gás, está em tramitação do Congresso Nacional.

A proposta foi colocada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, como prioridades para a atual legislatura, no contexto da escolha do deputado Arthur Lira (PP-AL) como presidente da Câmara dos Deputados.

 

Fonte: Broadcast / Ag.Estado

Related Posts