A Petrobras publicou o edital do segundo processo licitatório para arrendamento do Terminal de Regaseificação de GNL da Bahia (TR-BA) e instalações associadas. A licitação será restrita às empresas pré-qualificadas no âmbito da Convocação de Pré-Qualificação e o processo seguirá os atos e ritos previstos na Lei Federal 13.303/2016 (Lei das Estatais).
O TR-BA consiste em um píer tipo ilha para atracação e amarração de um navio FSRU (Floating Storage and Regasification Unit) diretamente ao píer e de um navio supridor a contrabordo do FSRU. A vazão máxima de regaseificação do TR-BA é de 20 milhões m³/d.
O gasoduto integrante do terminal possui 45 km de extensão e 28 polegadas de diâmetro, interligando o TR-BA a dois pontos de entrega, a Estação Redutora de Pressão de São Francisco do Conde e a Estação de Controle de Vazão de São Sebastião do Passé.
Estão também incluídos no escopo da transação os equipamentos para geração e suprimento de energia elétrica localizados no Terminal Aquaviário de Madre de Deus (TEMADRE), integrantes do TR-BA. O FSRU não faz parte do processo de arrendamento do TR-BA.
A empresa reforça em seu comunicado que essa licitação está em consonância com o Termo de Compromisso de Cessação para o mercado de gás natural, celebrado junto ao Cade, em 08/07/2019. E ainda à estratégia da companhia de melhoria na sua alocação do capital e da construção de um ambiente favorável à entrada de novos investidores no setor de gás natural.
Fonte: CanalEnergia
Related Posts
Terminais de GNL e a segurança energética do Brasil
Em sua coluna no portal da BrasilEnergia, Bruno Armbrust, em conjunto com o consultor Sergio Soares, afirma que O investimento em novos terminais de GNL vem transformando o gás natural em uma verdadeira...
Edge: GNL é alternativa de curto prazo para descarbonização
O CEO da Edge, Demetrio Magalhães, afirmou na última quarta (04) que o GNL é uma alternativa de curto prazo para acelerar a agenda de descarbonização. Segundo ele, a molécula tem potencial para suportar...