A New Fortress Energy e a produtora de alumínio Hydro firmaram memorando de entendimento para fornecimento de gás natural à refinaria de alumina Alunorte, em Barcarena (PA).
Segundo as empresas, o acordo prevê entrega anual pela New Energy Fortress de uma quantidade mínima, não divulgada, de gás natural liquefeito (GNL) à Alunorte por um período de 15 anos.
O início de fornecimento está previsto para 2022, quando a implantação do terminal de GNL em Barcarena estará concluída. A negociação ainda está sujeita ao fechamento de parcerias comerciais e à conclusão da documentação.
De acordo com as empresas, o objetivo é a substituição do óleo combustível pelo gás natural como fonte de energia. Os valores do negócio não são conhecidos.
A Hydro está convertendo o processo de calcinação e parte da geração de vapor da Alunorte para o novo combustível.
A refinaria será uma importante consumidora de gás no Pará, o que viabiliza a instalação de GNL no estado. A redução de emissões está estimada entre 20% e 30% com o uso do GNL.
Antes da aquisição pela New Energy Fortress, a Golar Power vinha negociando de GNL para a Alunorte. A Golar havia vencido no ano passado o leilão de energia nova A-6, para instalação de uma termelétrica em Barcarena, em fase de construção. Em janeiro, a New Energy Fortress anunciou a compra de ativos da Golar Power.
Fonte: EnergiaHoje
Related Posts
Alunorte reduz emissões em 700 mil toneladas com uso de GN
A Alunorte informou que reduziu as emissões de CO2 em 700 mil toneladas por ano após substituição do uso de óleo combustível pelo gás natural. A empresa investiu R$ 1,3 bilhão em infraestruturas, sistemas...
Queda do barril pode ajudar negociações para destravar importação de gás da Argentina
A queda no preço do barril de petróleo pode criar uma oportunidade para negociar aspectos que dificultam o comércio de gás natural entre Brasil e Argentina e, assim, dar condições mais vantajosas para a...