Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Abegás: inclusão de térmicas na MP Eletrobras estimula integração entre setores elétrico e gás

A Abegás avalia que se o texto da capitalização da Eletrobras for aprovado na íntegra no Senado, a decisão pela contratação de capacidade de geração a gás natural a partir de 2026 vai dar o impulso que o setor precisava.

“O período de cinco anos é o ideal para que os projetos do setor tenham o devido tempo de maturação, com um cenário de 15 anos que preserve a viabilidade econômica do investimento”, disse a Abegás.

A entidade destaca que a medida é um importante passo na direção da integração do setor elétrico e do setor de gás, estimulando projetos de parcerias entre os dois segmentos.

“Com a abertura para contratação de capacidade de térmicas a gás natural, em substituição às térmicas mais poluentes a óleo combustível, o País ganha um sinal assertivo para estimular a construção de infraestrutura essencial, uma vez que a termogeração a gás representa uma âncora de consumo para estimular a oferta desse energético”, afirmou a Abegás.

A nota ressalta que para demarcar 2026 como ano-base para a contratação, o texto aprovado mostra o alinhamento do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Câmara dos Deputados com a importância de se criar um caminho de segurança jurídica para os investimentos em novos projetos, o que permitirá um aumento da oferta de gás natural, “principalmente, mas não somente, do pré-sal”.

 

Fonte: Broadcast / Ag.Estado

Related Posts