Com a troca de controle em curso, a Gaspetro, que hoje tem participação em 18 companhias estaduais de gás natural, deve mudar de nome e uma das opções à mesa é Comit, da junção de Compass e Mitsui Gás e Energia, as novas acionistas da holding.
A expectativa é que uma decisão seja tomada em breve, após o fechamento da venda da fatia de 51% detida pela Petrobras na Gaspetro para a Compass, empresa de energia e gás do grupo Cosan. A Mitsui já é dona de 49% da holding.
Conforme o Valor informou no dia 30, o negócio de R$ 2 bilhões deve ser sacramentado nesta semana.
A Compass se comprometeu com a venda de até 12 das 18 distribuidoras estaduais em que passa a ter participação indireta, sete para um grupo e cinco, para outro. O pacote de ativos, contudo, ainda não foi revelado.
Segundo fontes ouvidas pelo Valor, as distribuidoras que serão vendidas estão nas regiões Norte e Nordeste.
Com o fechamento do negócio, os Estados que têm participação nas distribuidoras de gás terão 30 dias para exercer o direito de preferência sobre a fatia da Gaspetro.
A Mitsui, que tem participação direta de 41,5% em oito distribuidoras, seis delas no Nordeste e duas no Sul, também poderá exercer direito de preferência.
Fonte: Valor Online
Related Posts
STF atende a pedido da ANP e adia processo sobre gasoduto Subida da Serra
O STF suspendeu por mais 30 dias o processo que discute a competência regulatória sobre o gasoduto Subida da Serra, localizado no estado de São Paulo. A corte ainda cancelou a audiência de conciliação...
Sulgás divulga relatório de sustentabilidade de sua acionista
A Sulgás divulgou o Relatório de Sustentabilidade 2024 da sua acionista, a Compass. O documento é publicado anualmente pela empresa. A edição deste ano dá destaque para várias ações da Sulgás, em especial,...