Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Relator do caso Subida da Serra na ANP quer acelerar desfecho

Em seu blog (O Globo), o jornalista Lauro Jardim afirma que Claudio Jorge de Souza, diretor da ANP, tem dado sinais de que quer acelerar o processo do gasoduto Subida da Serra, uma ambiciosa empreitada da Cosan.

Relator do caso, ele tem até o dia 21, quando seu mandato expira, para conseguir uma decisão. Nesse mesmo dia, está marcada a última reunião da diretoria da agência no ano. Em princípio, o processo que resolve a vida da distribuidora de gás Comgás, pertencente à Cosan, pode ficar para depois e parar nas mãos de outro relator. Inclusive é o que alguns interessados, como a ATGás, defendem.

Mas há uma explicação para Jorge buscar resolver uma das maiores discussões do setor de gás do país. Ao solucionar a situação, confia que vai se credenciar a assumir a PPSA, a estatal que administra os contratos da exploração de petróleo do pré-sal.

Um dos principais debates relativos ao Subida da Serra é a classificação como gasoduto de distribuição, em vez de um ativo de transporte. A propósito, a ATGás pediu acesso público a todos os documentos mantidos em sigilo nos autos do processo e a suspensão de qualquer tratativa alternativa de acordo antes do término formal da etapa de consulta e audiência pública.

Motivo: a associação se disse surpreendida ao identificar que a ANP elaborou e submeteu à Arsesp, Comgás e Compass “o que parece ser uma nova minuta de acordo”.

Fonte: O Globo / blog Lauro Jardim

Related Posts