A ARESC aprovou a redução das tarifas do gás natural, com efeito médio de -12% a partir de 1º de janeiro de 2026. A decisão está formalizada na Resolução N° 377, de dezembro de 2025, que atualiza os custos do gás e do transporte.
Os percentuais de redução tarifária por segmento são os seguintes, sendo que, nos segmentos onde a tarifa é em cascata, o efeito varia conforme o consumo: Industrial: – 11,80%; Automotivo/Veicular: – 13,31%; Comercial: – 8,96%; Residencial: – 6,97%; Geração Distribuída e Matéria-Prima: – 13,52%; Frotista: – 14,20%; e GNC/GNL: – 14,20%.
A redução de – 12% na tarifa média foi possibilitada pela gestão eficiente da SCGÁS, incluindo a otimização do portfólio de compras, negociação com fornecedores e excelência operacional e pela favorável variação nas cotações do dólar e do petróleo Brent no mercado internacional. Esta combinação de fatores foram fundamentais para repassar a economia aos consumidores catarinenses.
A redução acumulada na tarifa média da SCGÁS entre janeiro de 2023 e janeiro de 2026 chega a – 38%. A SCGÁS seguirá trabalhando para que o gás natural seja cada vez mais competitivo para todos os consumidores de Santa Catarina.
Fonte: SCGÁS / Comunicação
Related Posts
Nota Oficial Abegás: Esclarecimentos sobre a formação de preços do gás natural no Brasil
Investimentos das distribuidoras de gás canalizado são fundamentais para desenvolver infraestrutura e gerar de empregos O debate sobre a modicidade tarifária do gás natural é legítimo, necessário e deve...
Petrobras e Bahiagás assinam contrato de fornecimento de gás natural para a Fafen-BA
A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), localizada em Camaçari, está em processo de retomada da produção, atualmente executando as etapas finais de manutenção. Em paralelo, foram...

