A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), localizada em Camaçari, está em processo de retomada da produção, atualmente executando as etapas finais de manutenção. Em paralelo, foram iniciados os procedimentos de comissionamento de utilidades (nitrogênio, ar comprimido, água de refrigeração etc.), necessários para a partida das unidades.
Para garantir o suprimento de gás natural, matéria prima para produção de amônia e ureia, e viabilizar a continuidade dessa retomada da produção, a Petrobras e a Bahiagás formalizaram na última sexta (12) contrato para movimentação de gás canalizado destinado à Fafen-BA. O contrato prevê o fornecimento de 1,2 milhão de m³/dia de gás, com vigência de cinco anos, estando disponível para abastecimento a partir de 15 de dezembro.
O diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, destacou a importância estratégica da retomada das operações: “A reativação da Fafen-BA representa um movimento essencial para fortalecer a autonomia produtiva do Brasil no setor de fertilizantes. Para a Bahiagás, participar desse momento é motivo de orgulho e reafirma nosso compromisso em garantir segurança energética, competitividade industrial e desenvolvimento para a Bahia. Seguiremos trabalhando para levar energia para projetos que impulsionem a economia e gerem novas oportunidades para a sociedade”, afirmou.
A assinatura do contrato reforça o compromisso das duas empresas com a retomada da produção nacional de fertilizantes. “Estamos felizes em consolidar essa parceria com a Fafen-BA, um cliente estratégico para o país. É uma honra para a Bahiagás contribuir para a retomada das operações de um ator industrial tão importante para a Bahia e para o Brasil”, destacou a diretora Técnica Comercial da Companhia, Larisse Stelitano.
O gerente Executivo de Processamento de Gás Natural da Fafen-BA, Wagner Felício, salientou: “A retomada da produção de fertilizantes na Fafen-BA contribuirá para a recuperação da produção nacional de insumos estratégicos para o agronegócio, incrementando o portfólio de produtos da Petrobras e viabilizando alternativa rentável para consumo do gás natural produzido no Brasil”.
O gerente Geral da Fafen-BA, Frederico Costa, complementou: “Estamos engajados na conclusão dos serviços para retorno à operação da nossa planta, e contamos com parceiros estratégicos, como a Bahiagás, para concretizar essa retomada, com foco em confiabilidade e segurança operacional”.
A previsão atual de início de produção de fertilizantes na Fafen-BA é em janeiro de 2026.
Fonte: Bahiagás / Comunicação
Related Posts
Nota Oficial Abegás: Esclarecimentos sobre a formação de preços do gás natural no Brasil
Investimentos das distribuidoras de gás canalizado são fundamentais para desenvolver infraestrutura e gerar de empregos O debate sobre a modicidade tarifária do gás natural é legítimo, necessário e deve...
ARESC aprova novas tarifas de gás natural para o primeiro semestre de 2026
A ARESC aprovou a redução das tarifas do gás natural, com efeito médio de -12% a partir de 1º de janeiro de 2026. A decisão está formalizada na Resolução N° 377, de dezembro de 2025, que atualiza os custos...

