A exploração de petróleo e gás natural em terra – modalidade denominada “onshore” – ganhará um novo fôlego no Rio Grande do Norte com a chegada da companhia PetroReconcavo S.A, que recentemente adquiriu da Petrobras 34 campos maduros, na região Oeste. A implantação da empresa irá possibilitar, inclusive, a compra de gás natural mais barato por parte da Companhia Potiguar de Gás.
O presidente da empresa, Marcelo Campos Magalhães, acompanhado de outros executivos da corporação, se reuniu com a governadora Fátima Bezerra e equipe do Desenvolvimento Econômico do Estado, nesta segunda-feira, 06, na governadoria, e depois com a diretora presidente da Potigás, Larissa Dantas Gentile, na sede da Companhia. O gestor expôs a vontade de fornecer gás para a Potigás a um preço mais competitivo, beneficiando os potiguares.
“A PetroReconcavo tem um projeto dessa modalidade junto à Bahiagás, concessionária do Estado da Bahia e temos condições de fornecer o gás para a Potigás, com preço atrativo gerando competitividade”, afirmou o presidente da empresa. Na Bahia, a PetroReconcavo explora petróleo e gás em 17 campos e produz cerca de 4,5 mil barris por dia e se destaca pela larga experiência em aumentar a produtividade nos chamados campos maduros.
A diretora presidente da Potigás destacou que possibilitar o gás natural canalizado a um preço mais competitivo é um dos principais objetivos da Companhia. “Hoje temos somente um supridor de gás que é a Petrobras e já abrimos edital de Chamada Pública Coordenada com as demais concessionárias do Nordeste para possibilitar essa negociação”, explicou.
A PetroReconcavo anunciou o investimento de U$ 150 milhões nos próximos cinco anos, mesmo período em que pretende duplicar a produção de petróleo no polo denominado Riacho da Forquilha, que atualmente produz de 6 a 8 mil barris por dia. O início das atividades no RN está previsto para o mês de outubro, após cumprir etapas de licenciamentos e autorizações junto aos órgãos reguladores, a corporação está constituindo empresa local – a Potiguar E & P (Exploração e Produção) que terá sede em Mossoró.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Fonte: Potigás / Comunicação
Related Posts
Infraestrutura de gás e biometano deve receber R$ 45 bilhões
O Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano (PNIIGB), cuja consulta pública foi aberta pela EPE na última segunda (29), traz uma relação de empreendimentos que deverão...
Rota mais madura para Brasil importar gás da Argentina é via Uruguaiana, indica EPE
A rota prioritária para o Brasil ampliar a importação de gás natural da Argentina é por meio da conclusão do projeto original de integração, via Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. A conclusão é do Plano...