Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3970-1001/3970-1008

GasBrasiliano: Sistema de aquecimento de água de alto desempenho pode gerar até 40% de economia de gás natural

A GasBrasiliano, em parceria com a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do  Estado de São Paulo (Arsesp), desenvolveu um projeto para sistema de aquecimento de água com aplicação de tecnologia de condensação em regime “on-demand”, ou seja, sem a necessidade de tanque de armazenamento, que resultou em economia de aproximadamente 40% de gás natural e cujos aquecedores propiciaram eficiência de 97%, podendo gerar economia na conta de gás natural de hotéis, clubes, condomínios e indústrias.

A tecnologia foi aplicada em um hotel em Araraquara (SP), com cerca de 140 apartamentos. A estratégia de operação adotada no projeto, de aquecedores em cascata, com produção de água quente por demanda e de forma instantânea, impacta principalmente em períodos de baixa ocupação, eliminando a necessidade de manter grandes volumes de água aquecidos, o que resultou na redução do consumo de gás natural em 40% nos meses monitorados.

De acordo com Celso Ricardo Bertinotti, engenheiro de gás natural da GasBrasiliano, o investimento para instalação do sistema varia de acordo com o tamanho e necessidade do empreendimento, sendo a média de retorno cerca de 15 meses. “Este sistema pode ser considerado o estado da arte em termos de solução de aquecimento de água a gás e inclusive chamou a atenção de um edifício residencial em Ribeirão Preto (SP), que já investiu em equipamentos similares.”

“A maioria dos estabelecimentos utilizam sistemas antigos e que apresentam alto consumo de combustível. O projeto comprovou que a modernização das instalações proporciona uso eficiente do combustível e consequente redução na conta de gás natural. Orientamos e auxiliamos nossos consumidores a avaliar o desempenho energético de seus sistemas e buscar alternativas para o uso mais eficiente e racional do gás natural, aproveitando ao máximo os seus benefícios”, completa Alexandre Schoubek, gerente de marketing da GasBrasiliano.

 

Fonte: GasBrasiliano / Comunicação

Notícias relacionadas