Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Governo Federal quer implantar usinas de biometano e biogás em todos os estados brasileiros

O Governo Federal está desenvolvendo um programa que visa a instalação de usinas de biogás e biometano para a produção de biocombustíveis em todos os estados brasileiros. A média por unidade será de R$ 3,5 milhões. O Governo Federal utilizará a Unidade de Demonstração de biogás e biometano, que está situada na usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), como referência para o Programa Metano Zero. A iniciativa será lançada ainda esse mês e tem como intuito fomentar gerar biocombustível por meio do biometano e biogás através do auxílio financeiro de bancos públicos como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES.

De acordo com Joaquim Leite, Ministro do Meio Ambiente, durante uma visita à usina de Itaipu nesta segunda-feira (28), um programa como este do Governo Federal pode ser ampliado para todo o Brasil. A unidade de biogás e biometano já é uma referência, pois mostra o volume de recursos precisos para transformar resíduos orgânicos em combustível. Também é possível notar a viabilidade e conseguir o menor projeto para os quais os bancos já contam com linhas de financiamento muito robustas em relação à sustentabilidade. O valor estimado para a construção de usinas de biogás e biometano são de R$ 3,5 milhões para cada planta com capacidade de 9 toneladas de resíduos orgânicos. O cálculo foi apresentado por Filipe Souza Marques, diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás.

Desde sua instalação em 2017, a UDG tratou 550 toneladas de resíduos orgânicos de materiais de apreensão da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Receita Federal (RF) e também resíduos orgânicos de restaurantes. Ao total, já foram produzidos 37 mil m³ de biometano e biogás utilizados para o abastecimento de 40 carros da frota de Itaipu, evitando a emissão de 3,5 toneladas de CO2. De acordo com Leite, os resultados da unidade, que será utilizada como base para o Governo Federal, estão alinhados com o objetivo do programa, de fomentar a produção e combustíveis como biometano, uma fonte de combustível para veículos leves ou pesados capaz de ser até 30% mais barata em comparação com combustíveis fósseis. A iniciativa do Governo Federal de instalar usinas também se alinha com o compromisso assumido pelo país na COP 26, em novembro do último ano, na Escócia, de reduzir em 30% das emissões de gases poluentes.

Durante a visita, Leite foi acompanhado pelo general Luiz Felipe Carbonell, diretor da Coordenação da usina e, além de conhecer a unidade, fez uma visita técnica à usina e ao Refúgio Biológico Bela Vista. O ministro destacou que as ações de Itaipu para o meio ambiente geram uma economia verde, indo de acordo com o compromisso de conservação e desenvolvimento ambiental, seguindo os preceitos do Governo Federal e do Programa Nacional de Crescimento Verde, lançado no último ano. Leite afirma que não há nada melhor do que utilizar a Itaipu como um exemplo para mostrar ao mundo um enorme modelo de produção de energia renovável, ligada à atividade realizada nos arredores da usina para a economia verde.

 

Fonte: CPG

Related Posts